-
Arquitetos: FANARQ, THAA
- Área: 928 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Barry Shapiro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve sobre a premissa de ser uma residência completamente acessível para os usuários de cadeiras de roda, já que a família possui membros com capacidades motoras diferentes e pessoas da terceira idade.
Sendo um terreno muito acidentado, a forma responde a topografia e aos requerimentos da família, resolvendo-os com rampas e pontes como elementos de conexão entre os diferentes volumes, dispostos na parte central do terreno e com diferentes níveis de acordo com a topografia, potencializando as vistas do seu entorno natural.
Houve um interesse especial em criar espaços abertos e confortáveis, elementos de força, espaços e jardins de contemplação, promovendo o contato com a natureza através das aberturas, percursos e vistas.
São resgatados materiais tradicionais como o tepetate (calcário), compondo-os com texturas contemporâneas como o concreto aparente e o metal.
La Colina está composta por cinco volumes principais que chamaremos A, B, C, D e E.
O volume A está conectado com a rua através do acesso ao estacionamento, o volume B é a área social, o volume C é composto pelo espaço de entretenimento e quarto de hóspedes, no volume D estão os dormitórios que se conectam pelas rampas ao volume B e o por fim, o volume E, onde está o dormitório principal. A piscina é o volume que completa a composição.
Foi desenhado um sistema de captação de energia solar para a produção da eletricidade e o aquecimento da água para consumo e para o uso da piscina. Foi previsto também um sistema de captação pluvial a fim de minimizar os custos de manutenção e o impacto ambiental.
A luz também é protagonista, já que de dia inunda de vida e calor cada espaço, criando efeitos de luz e sombras que tornam cada ambiente singular e a noite um projeto especial de iluminação confere aos espaços ricas experiências no interior e exterior da residência.